Como jogar na loteria - 5 etapas simples

Por Martin Green | Atualizado em 20 jan 2022

Para jogar na loteria, você precisa escolher um conjunto de números distintos; por exemplo, 5 números entre 45 possibilidades. Em muitas loterias, você também precisa escolher números bônus, geralmente um ou dois entre um conjunto menor. Para ganhar o maior prêmio (jackpot), todos os números escolhidos por você precisam corresponder aos números sorteados.

5 passos simples para jogar na loteria

  1. Escolha uma loteria
  2. Escolha seus números
  3. Compre um bilhete
  4. Verifique os números sorteados
  5. Retire seu prêmio

Embora existam muitas estratégias para ganhar na loteria, muitos ganhadores da loteria optam por uma escolha aleatória ou rápida, mas são as probabilidades que importam mais e podem ajudá-lo a compreender a probabilidade de ganhar o maior prêmio.

1. Escolha uma loteria para jogar

Escolher o jogo certo entre milhares de loterias ao redor do mundo pode ser difícil se você não souber por onde começar, mas depois de aprender algumas noções básicas, você terá a confiança para escolher o jogo certo para você.

O que é uma loteria e como funciona?

A loteria é um jogo de sorte: um jogo que sorteia números aleatoriamente para ganhar um prêmio.

Embora possa não parecer, as loterias são uma forma de jogo, embora haja poucas evidências ligando as loterias aos problemas do jogo, que provavelmente se originam de histórias em que os ganhadores da loteria quebraram logo após ganhar sua fortuna.

Por outro lado, esta é a única forma de jogo comercial que a maioria dos adultos afirma ter jogado (National Gambling Impact Study Commission Report, 1999).

Quais são as regras para jogar na loteria?

Idade: além das restrições de idade para o respectivo país, geralmente é de 16 a 21 anos.

Bilhete: os participantes precisam escolher seus próprios números entre um grande conjunto de possibilidades, sendo recomendado verificar os bilhetes antes de deixar o local do revendedor. Lembre-se de que um bilhete pode se tornar inválido se for roubado, estiver ilegível ou danificado. A loteria não é responsável pelo bilhete, o titular é.

Sorteio: sorteios de números vencedores acontecem em intervalos regulares, principalmente algumas vezes por semana. Para ganhar o maior prêmio, todos os números sorteados precisam ser combinados. Existem também prêmios menores além do prêmio principal, com pelo menos três números geralmente precisando ser correspondidos.

Jackpot: Este é o prêmio principal da loteria. Para ganhá-lo, combine todos os números sorteados. Normalmente, há prêmios menores além do jackpot.

Multiplicador: Algumas loterias sorteiam um número extra para aumentar o pagamento de prêmios não acumulados. O número sorteado multiplica as chances de ganhar prêmios e geralmente tem um custo extra.

Segunda chance: Esta é uma oportunidade adicional para os detentores de bilhetes de loteria não ganhadores ganharem prêmios extras.

Joker: Este é um jogo adicional que não pode ser jogado separadamente. Um número gerado aleatoriamente é atribuído ao bilhete, com pelo menos os dois últimos dígitos precisando ser combinados para ganhar. Quanto mais você combinar, maior será o prêmio.

Quais são os tipos de loteria e quais são as diferenças?

Embora a maioria dos jogos de loteria sejam muito semelhantes, as principais diferenças estão nas probabilidades, nos prêmios e na frequência com que você pode jogá-los.

Lotto é o mais popular do mundo com os maiores prêmios, exigindo que números distintos sejam escolhidos de um conjunto. Por exemplo, 6 números entre 45.

Para aumentar o prêmio máximo, o que também diminui as chances de ganhar, muitas loterias têm um número bônus além do sorteio principal, que geralmente é 1 ou 2 números de um conjunto menor. Os sorteios acontecem uma ou duas vezes por semana.

Exemplos de jogos de: loteria Powerball, Mega Millions, Euromillions and Eurojackpot


Os jogos diários são populares devido à frequência com que acontecem. Os sorteios são feitos várias vezes ao dia, e os bilhetes são mais baratos do que a loteria. O prêmio principal é fixo.

Exemplos de jogos diários: Pick 3 e Pick 4


Raspadinha ou um jogo instantâneo é um bilhete de loteria em que você ganha um prêmio imediato. As vitórias são indicadas pelos símbolos e palavras revelados ao riscar a camada de látex. As chances de ganhar podem ser tão baixas quanto 1: 3.

Exemplos de Raspadinhas: Scratch 777 e $100,000 CASH


Sorteio, ou rifas é um jogo em que os números são pré-selecionados e atribuídos a você. Você não pode escolhê-los. Ao contrário de outros jogos de loteria, sempre há um vencedor porque o sorteio vem de um conjunto de bilhetes vendidos. Esse tipo de jogo é usado principalmente para instituições de caridade ou arrecadação de fundos.

Exemplos de rifas: UK Lotto Raffle e famosa Loteria de Navidad na Espanha


2. Escolha seus números

A maneira mais simples de escolher seus números na loteria é usar as escolhas rápidas ou escolha fácil para que os números sejam escolhidos aleatoriamente. Se você prefere números da sorte, é uma boa ideia verificar as estatísticas.

Os números quentes são sorteados com mais frequência do que os números frios e, embora todos os números tenham as mesmas chances de serem escolhidos, alguns são sorteados com menos frequência. Verifique se seus números da sorte estão entre estes.

Estes são os princípios básicos para escolher seus números. Você pode ir mais longe e usar uma série de estratégias de loteria que estão disponíveis por aí (embora nenhuma delas realmente funcione do ponto de vista matemático).

Mas uma dessas estratégias funcionou para Stefan Mandel, que ganhou na loteria 14 vezes. Para encurtar a história, ele calculou que ainda teria lucro depois de comprar ingressos contendo todas as combinações possíveis, e foi o que fez. Esta estratégia não é mais legal e as chances de ganhar o maior premio são agora muito mais baixas (as probabilidades do Powerball são de 1 em 292.201.338 e as probabilidades do Mega Millions são de 1 em 302.575.350).

3. Compre um bilhete

Os dias em que você podia comprar bilhetes de loteria somente em uma loja definitivamente acabaram, embora essa opção ainda esteja disponível. A maneira mais conveniente de comprar bilhetes é on-line. Muitas das loterias oficiais vendem bilhetes on-line por meio de sites ou aplicativos móveis, mas você precisará ser cidadão do respectivo país.

Se você quiser jogar na loteria em um país onde não mora, aqui está uma boa notícia: você pode jogar algumas das maiores loterias, como a Powerball dos EUA, Mega Millions, Euromillions ou Eurojackpot comprando bilhetes em um desses sites verificados.


4. Verifique seus números

Muitos sorteios das loterias são transmitidos pela TV; no entanto, essa opção pode não ser tão conveniente quanto verificar os números em um site ou aplicativo móvel. Cada loteria tem um horário de sorteio diferente e, ao jogar on-line em casa em um fuso horário diferente, pode ser literalmente no meio da noite.

O Loteria Guru exibe os resultados da maioria das loterias do mundo o mais rápido possível após o sorteio oficial. Você não precisa visitar o site oficial da loteria para verificar os números vencedores, mas é recomendável fazê-lo quando acertar pelo menos dois números. 

Lembre-se de que alguns jogos têm um recurso de segunda chance para bilhetes de loteria não ganhadores para uma oportunidade adicional de ganhar prêmios. Não jogue o seu bilhete fora até que seja verificado diretamente pelo operador oficial.

Houve $ 2,89 bilhões em prêmios de loterias não retirados em 2017, com o maior prêmio não retirado sendo $ 77 milhões em 2011. Loucura, não acha?

5. Reivindique o seu prêmio

Você verificou o seu número e você ganhou! Parabéns. Reivindicar seu prêmio é um processo fácil.

Esteja ciente de que toda loteria tem um limite de tempo para efetuar os pagamentos, que geralmente é em torno de 30 a 180 dias. Os prêmios menores podem ser retirados diretamente com varejistas ou transferidos para você automaticamente quando você joga on-line.

Os prêmios principais realmente grandes podem ser pagos de duas maneiras: 

Uma quantia total ou uma opção em dinheiro é um pagamento único que é igual ao dinheiro no prêmio do jackpot da loteria, que geralmente é cerca de 60% de um prêmio principal divulgado.

Uma opção de anuidade é quando o prêmio é pago como um pagamento imediato seguido de 29 pagamentos anuais.

Por hora isso é tudo. Se você terminou de ler e quer jogar, verifique os maiores prêmios de loteria que podem ser jogados agora, on-line em casa. Boa sorte!