12 Pesadelos da Loteria e Ganhadores que Perderam Tudo


Por Martin Green | Atualizado em 15 fev 2022

É possível ganhar na loteria e perder tudo? Ganhar um prêmio pode ser uma experiência negativa? O mundo pode se tornar um lugar pior se você ficar incrivelmente rico?

Infelizmente, sim, às vezes é possível! Encontramos muitas histórias de ganhadores de loteria cujas vidas mudaram pra pior.

Ganhar na loteria pode ser uma experiência fantástica, com muita riqueza e compras sem fim. No entanto, alguns desses ganhadores ‘não-tão-sortudos’ se tornam totalmente infelizes. Eles têm vontade de voltar pra sua vida antiga e recomeçar tudo do zero.

Ainda que essas histórias não tenham um final feliz, a maior parte dos ganhadores de loteria se divertiram muito ao longo do caminho. Por um tempo, eles viveram uma vida com a qual a maioria de nós só poderia sonhar, tendo experiências incríveis e cheias de luxo por anos.

Ganhar na loteria é realmente tão danoso para algumas pessoas?

Para algumas, sim! Por vezes, o dinheiro pode trazer somente problemas e tristeza. Essas pessoas sentem muita pressão e a vida nem sempre muda pra melhor.

Ganhar na loteria pode destruir sua vida?

O que deveria ser a experiência mais incrível pode muitas vezes durar pouco. Falta de experiência e de educação financeira pode destruir a sua vida (mesmo quando você não ganha na loteria). 

Há pessoas que desejam jamais ter ganhado na loteria! Muita gente toma as piores decisões e comete erros: brigas de família, desastre financeiro e até mesmo morte e assassinato podem ocorrer.

James Allen Hayes - O "Seasoned Bandit", 19 milhões de dólares, Califórnia

James Allen Hayes ganhou 19 milhões de dólares na Superlotto em 1998, na Califórnia. Com pagamentos anuais de 684 mil dólares, a vida do supervisor de segurança americano parecia um mar de rosas.

Mas eis que a “maldição da loteria” chegou!

Sua esposa pediu divórcio de ficou com a metade do dinheiro, e sua fortuna diminuiu ainda mais quando ele fez uma retirada de 6 milhões de dólares. Ao longo dos anos, um vício incontrolável em heroína após uma cirurgia nas costas o fazia gastar mil dólares por semana.

Destruir sua Ferrari tampouco ajudou. Nem um incêndio no seu prédio!

Mas agora a parte mais inacreditável: incapaz de aceitar sua queda, James começou a roubar bancos para recuperar dinheiro.

Ele ameaçou caixas de banco com uma arma imaginária em 11 ocasiões diferentes e fugiu com o dinheiro. Mas roubou somente 40 mil dólares.

O chamado "Seasoned Bandit" foi pego pelo FBI em 2017. Ele vivia numa garagem reformada, e sua vida se tornou uma grande ruína.

Michael Carroll – o Rei dos Chavs, 9,7 milhões de libras esterlinas, Reino Unido

A história de auto implosão de Michael Carrol é inacreditável. Uma história sobre ganhar e jogar tudo fora.

Com apenas 19 anos de idade, Michael ganhou o equivalente a 64 milhões de reais livres de imposto na UK Lottery em 2002. Em 2012 o dinheiro tinha acabado e ele estava trabalhando como carregador de carvão na Escócia. 

Durante esse tempo, Michael torrou toda sua fortuna em álcool, drogas, orgias e prostitutas. Ele foi levado aos tribunais 30 vezes por várias ofensas criminais, muitas vezes bêbado e mostrando o dedo do meio por aí.

Conhecido como o Bobo da Loteria, alguns dos atos de Michael incluem:

  • Ele arrancou o lustre do teto de um hotel ao se balançar nele.
  • Passou três meses na cadeia por problemas com drogas.
  • Foi multado por vandalismo e levado aos tribunais inúmeras vezes.
  • Condenado por lançar bolas de aço com um estilingue e estilhaçar 32 janelas de carro e vitrines.
  • Organizava corridas de demolição em seu quintal repleto de sucata.

Sem nenhum dinheiro, Michael foi entrevistado por um repórter da imprensa local. Ao ser questionado sobre se estava arrependido de ter torrado todo o seu prêmio, ele respondeu “Não, porque aproveitei a vida”. Infelizmente, ainda resta muita vida para ser vivida, Michael!

Porém, nem tudo é tragédia. Sua esposa tinha pedido o divórcio em 2008 por causa de sua infidelidade e maus hábitos. Mas desde então eles se reconciliaram e se casaram de novo.

E o ponto de vista de Michael? ”Foram os melhores 10 anos da minha vida por um bilhete de loteria de 7 reais”.

Um aviso: tirar a sorte grande na loteria quando muito jovem pode virar desastre a longo prazo. O prêmio é enorme e os pontos altos podem ser incríveis. Mas falta de experiência e gastos sem planejamento podem levar a muitos baixos no futuro.

Jay Sommers, 5,8 milhões de dólares, Michigan

Jay Sommers tinha apenas 20 anos de idade quando ganhou 5,8 milhões de dólares na loteria de Michigan em 1988.

Ele comprou cinco carros depois de receber seu primeiro pagamento de 290 mil dólares. Essa parcela anual acabou em dois meses e meio.

Jay gastou muito rápido, entrando em dificuldades de gestão financeira e fiscal. Ele cometeu o erro de confiar suas finanças a um amigo, que desperdiçou o dinheiro com investimentos ruins e negócios obscuros.

Um belo dia, Jay acordou sem dinheiro e teve que aceitar um trabalho como entregador de pizza. A pior parte foi quando as pessoas o reconheceram na rua. "Foi humilhante", disse ele.

Jay era um jovem inexperiente e irresponsável, incapaz de administrar suas riqueza. Depois de comprar um Chevrolet e embarcar na carreira de piloto de stock car, ele terminou a competição em quarto lugar entre 42 pilotos, com uma velocidade média de 298 quilômetros por hora. A única coisa correndo mais rápido do que ele era seu dinheiro!

Abraham Shakespeare, 16,9 milhões de dólares, Flórida

Em 2006, Abraham Shakespeare e um amigo passaram em uma loja de conveniência para comprar alguns bilhetes de loteria. Depois de ganhar na loteria da Flórida, Abraham recebeu um pagamento de 16,9 milhões de dólares.

Ele gastou de forma generosa, comprando uma casa em North Lakeland, além de propriedades para seus primos, e também pagou dívidas de alguns de seus amigos. Mas como era um homem sem instrução e inexperiente, ele estava fora de controle.

Seu grupo de amigos recém-feitos o ajudou a desperdiçar sua fortuna. Com seus últimos 2 milhões de dólares, Abraham foi apresentado a Dee Dee Moore, que se ofereceu para escrever um livro sobre sua vida e contar sua história. Ela se tornou sua consultora financeira, o aconselhou a se afastar dos amigos e ficar em casa.

Depois que seus pais denunciaram seu desaparecimento à polícia, seu corpo foi encontrado debaixo de uma laje de concreto no quintal de um conhecido. Dee Dee Moore foi acusada de assassinato em primeiro grau em 19 de fevereiro de 2010.

Jeffrey Dampier, 20 milhões de dólares, Flórida

Em 1996, Jeffrey Dampier ganhou o prêmio principal da loteria de Illinois no valor de 20 milhões de dólares.

Ele se mudou para Tampa Bay, na Flórida, e investiu parte de seu dinheiro em um negócio chamado Kassie's Gourmet Popcorn (Pipoca Gourmet da Kassie, em tradução livre).

Depois de se divorciar e dividir os ganhos pela metade, ele conheceu sua futura esposa, Crystal Jackson. Ele também era próximo das duas irmãs de Crystal, Victoria e Terri. Ele cuidou das finanças delas por um motivo nada nobre: tinha um caso com Victoria!

Victoria, no entanto, estava namorando outro homem, Nathaniel. Depois de saber que Dampier era rico, a mistura explosiva de ciúme e ganância se instalou na mente dos amantes.

Em 2005, Dampier foi assassinado por ambos. Victoria disparou um único tiro no crânio de Dampier, matando-o instantaneamente.

Agora na prisão, ela provavelmente gostaria de nunca ter visto a cor do dinheiro!. “É uma maldição”, disse Crystal Jackson.

Urooj Khan, 1 milhão de dólares, originalmente da Índia

Urooj Khan morreu envenenado por cianeto poucas semanas depois de ganhar um prêmio de 1 milhão de dólares em 2012.

Originalmente da Índia, Khan era proprietário de várias empresas de lavagem a seco em Chicago. Embora não seja o maior vencedor da história, a raspadinha de Khan de 1 milhão de dólares lhe rendeu 424 mil.

Sua morte foi inicialmente considerada como devida a causas naturais, mas o legista posteriormente determinou que sua morte foi por envenenamento após exames adicionais.

Krooj morreu tossindo sangue violentamente, e ninguém foi preso pelo assassinato. Cinco anos depois, a polícia ainda está longe de resolver o caso.

Curiosidade: existe um mito de que até 70% dos ganhadores de loteria faliram em sete anos! Algumas dessas pessoas morrem por doença, assassinato ou suicídio. Muitos outros vão à falência por gastos excessivos e vícios compulsivos.

William “Bud” Post III, 6,2 milhões de dólares, Pensilvânia

William Post ganhou metade do prêmio da loteria da Pensilvânia em 1988, o que lhe rendeu US$ 16,2 milhões.

Em 1989, o irmão de Post tentou obter uma herança ilegalmente. Ele contratou um assassino para matar Post e sua sexta esposa. A tentativa falhou e ele foi preso.

A partir daí, as coisas só pioraram. Em uma disputa sobre bilhetes de loteria, um juiz sentenciou Post a pagar um terço de seus ganhos a Ann Karpik. Ele se recusou e teve seu prêmio congelado até que o caso fosse resolvido.

Em 1998, ele foi preso por se recusar a cumprir uma pena de prisão por uma condenação por agressão.

Declarou falência, causada por problemas de saúde e pelo fato de não conseguir controlar seus gastos. Ele se afastou da maior parte de sua família e morreu pouco depois de receber um pagamento de 558 dólares da previdência social, por invalidez.

Evelyn Marie Adams, total de 5,4 milhões de dólares, Nova Jersey

Evelyn ganhou na loteria duas vezes em 1985 e 1986, recebendo um total de US$5,4 milhões. Porém, ela era uma jogadora compulsiva! Adams gastava até 100 dólares por semana somente em bilhetes de loteria.

A alegria de ganhar durou pouco e ela odiava de ser reconhecida na rua quando saía. E enquanto muitas pessoas estavam felizes por sua riqueza, outras tinham inveja.

Em 2012, todos o seu dinheiro ganho na loteria havia acabado! Ela perdeu tudo nas mesas de jogo nos cassinos de Atlantic City, devido a gastos impulsivos, falta de gerenciamento e negócios malsucedidos.

Curiosidade nada divertida: um homem de Michigan foi encontrado morto com um bilhete de loteria de 45 mil dólares na carteira. Este foi um dos acidentes de barco mais infelizes de que se tem notícia!

Andrew “Jack” Whittaker, 113,4 milhões de dólares, Virgínia Ocidental

Na véspera do Natal de 2002, Andrew Whittaker comprou US$100 em bilhetes de loteria quando o prêmio chegou a US$ 100 milhões. Ele ganhou e levou para casa a bolada de 113,4 milhões de dólares, descontados os impostos.

Incrivelmente, Andrew já tinha um patrimônio líquido de US$ 17 milhões, já que era presidente de uma empresa na Virgínia Ocidental.

Os problemas não tardaram a começar. Em 2003, um grupo de ladrões invadiu seu carro e fugiu levando 545 mil dólares!

O namorado da neta de Whittaker foi encontrado morto em sua casa em 2004 após uma overdose de drogas. Dois meses depois, sua neta também foi encontrada morta na propriedade de um amigo.

Em seguida vieram processos judiciais e problemas com jogos de azar, vários cheques sem fundo de milhões de dólares devolvidos.

Em 2009, Ginger Whittaker Bragg, mãe de sua neta, também foi encontrada morta.

Embora Whittaker tenha permanecido financeiramente estável, a tragédia lhe perseguiu em muitas ocasiões. Em 2016, sua casa foi incendiada. E ele não tinha seguro.

Alex e Rhoda Toth, 13 milhões de dólares, Flórida

Alex e Rhoda tinham problemas financeiros, mas em 1990 eles ganharam 13 milhões de dólares na loteria.

A riqueza subiu à cabeça deles bem rápido. Eles moravam em hotéis caros e jogavam grandes somas de dinheiro nos cassinos de Las Vegas. Eventualmente, eles voltaram para a Flórida, compraram propriedades e se estabeleceram no estado.

Só que a farra não terminou por aí: eles não pararam de desperdiçar dinheiro. Quando Alex Toth morreu em 2008, ele enfrentava graves acusações de fraude fiscal. O casal vivia em condições deploráveis e não tinha condições de pagar sequer a conta de eletricidade.

Rhoda Toth foi condenada a cumprir dois anos numa prisão federal após a morte de seu marido. Ela está convencida de que ganhar na loteria foi a pior coisa que já lhe aconteceu.

Esse casal perdeu o norte com a fama e não sabia gerenciar seu dinheiro.

Billie Bob Harrell Jr., US$ 31 milhões, Texas

Quando Billie Bob ganhou 31 milhões de dólares na loteria do Texas em 1997, ele pensou que seus problemas estavam resolvidos. Longe disso!

O estresse de ficar rico da noite para o dia foi demais. Ele atraiu atenção indesejada e teve que trocar de número de telefone várias vezes. Ele cometeu erros financeiros e acabou se separando da esposa.

Apenas 20 meses após ganhar esse prêmio exorbitante, Billie Bob se trancou em um quarto e se matou ao disparar uma espingarda contra o próprio peito. Em suas próprias palavras, "ganhar na loteria foi a pior coisa que já me aconteceu".

Algumas pessoas ganham na loteria, mas não ganham nada.

Mais uma história trágica para terminar. 

A dos britânicos Martyn e Kay Tott, que ganharam 3 milhões de libras na UK Lotto, a loteria do Reino Unido. Mas eles perderam o bilhete!

O Camelot Group confirmou a legitimidade do bilhete perdido, mas decidiu não pagar nada porque eles reclamaram o prêmio após o prazo de 30 dias exigido.

Não há palavras para descrever o desgosto deles. "Isso te suga a vida e coloca seu casamento sob uma pressão terrível. Foi a tortura mais cruel que se possa imaginar", afirmou Kay Tott.

No final, o casal concordou que deveriam se separar porque o casamento não tinha salvação.

As Tragédias dos Ganhadores Mais Jovens

Ganhar um prêmio de loteria pode ser um cataclisma ainda maior quando se é ainda um adolescente. Você não tem experiência de vida suficiente para moderar seu poder de compra recém-adquirido.

Muitos se perdem sem orientação, sem contar a crença às vezes incorreta de que você será rico para sempre. Isso pode gerar uma onda de euforia e é difícil de aceitar quando ela acaba.

Callie Rogers, 1,9 milhão de libras, Reino Unido

Callie Rogers do Reino Unido tinha apenas 16 anos quando ganhou na loteria. Ela levou 1,9 milhão de libras esterlinas (R$12,6 milhões) pra casa em 2003. Livre de impostos!

Ela gastou o dinheiro rapidamente.

  • £ 11.500 em implantes mamários
  • £ 85.000 em carros esportivos de luxo
  • 250.000 libras em cocaína
  • £ 300.000 em roupas
  • £ 180.000 em um novo bangalô
  • £ 76.000 para comprar a casa da sua mãe

No final, ela pagou o preço por seus gastos desenfreados. Callie tentou cometer suicídio em 2013, com apenas £ 2.000 no banco.

Stuart Donnelly, 2 milhões de libras, Reino Unido

Também do Reino Unido, Stuart Donnelly ganhou 2 milhões de libras (R$13,2 milhões) em 1997. Mas seus gastos saíram rapidamente do controle.

Ele abandonou sua cidade natal, assim como sua educação e estudos para viver uma vida de luxo. Apesar de ter doado dinheiro para boas causas e comprado mansões luxuosas, Stuart tornou-se cada vez mais recluso. Ele não conseguiu lidar com a atenção indesejada.

Em 2010, ele foi encontrado morto em casa com apenas 29 anos de idade!

Resumindo...

Para algumas pessoas, ganhar na loteria não é a experiência maravilhosa que todos imaginam. Nesses casos, seria melhor não ter ganhado nada e não ter ficado mais rico. Essas pessoas acham difícil lidar com a pressão e a ideia de ter tanto dinheiro de forma tão repentina.

Uma boa gestão do dinheiro é a chave para ganhar muito e manter a sua fortuna. Infelizmente, muitas pessoas não têm ideia de como, ou são demasiado jovens para fazer isso. Em vez disso, gastam descontroladamente sem pensar nas consequências a longo prazo. Eles não pensam na decepção de voltar à vida real depois de uma experiência tão eufórica.

Felizmente, essas pessoas são minoria. A maioria dos ganhadores tem experiências positivas que melhoram a vida. Leia histórias com finais mais felizes em nosso artigo Histórias de sucesso e ganhadores de loteria que ainda são ricos.

Lembre-se de ser sensato se ganhar um prêmio alto. Tome um tempo para você e tente fugir da atenção recém-chegada. Em seguida, obtenha alguns conselhos financeiros e planeje cuidadosamente seus próximos passos. Uma vez que os alicerces estejam fortes, gaste e viva o sonho!

Para outros pontos de vista e informações mais detalhadas, os maiores ganhadores de loteria de todos os tempos estão listados em nosso artigo Quem são os maiores ganhadores de loteria de todos os tempos?